ATM
ATM-Amateur Telescope Making, em português, Construção de Telescópios Amadores, é a atividade de construir telescópios como uma atividade particular não lucrativa, o oposto de um astrônomo profissional pago, que não faz os telescópios que utiliza. Os ATMs (como são chamados os construtores) constroem os seus próprios telescópios para a sua satisfação e como um desafio técnico, e um meio também de obter um telescópio com o menor custo possível, customizado para as suas necessidades específicas, como uma ferramenta de pesquisa no campo da Astronomia. Os construtores de telescópios amadores são um sub-grupo do campo da Astronomia amadora. Nesta seção, vamos apresentar uma infinidade de informações técnicas sobre esta fascinante área, sobre a construção de telescópios, limpeza da parte óptica, estruturas como as montagens dobsonianas e muito mais. Estaremos adicionando regularmente material das atividades do GPAA nesta área.
Um dos principais problemas que aflige o astrônomo amador é a contaminação da parte óptica do seu telescópio, como os espelhos e as lentes das oculares. A proliferação de fungos é um dos principais problemas. A seguir apresentaremos o procedimento que foi feito na parte óptica do telescópio de 76mm de abertura do GPAA.
LIMPEZA DOS ESPELHOS
Depois de um certo tempo armazenado, o telescópio apresentou fungos no espelho primário e no secundário. Foi feita então a desmontagem completa do tubo óptico, para a remoção dos espelhos. Uma vez removidos, foi preparado o procedimento de limpeza:
Em uma pequena bacia plástica colocamos água, adicionamos detergente neutro e mergulhamos o espelho cuidadosamente até que fique submergido. Utilizando um pedaço de algodão, que é molhado na água com detergente, deslizamos suavemente o mesmo sobre o espelho, sem fazer pressão, por várias vezes. Depois basta lavar o espelho em água corrente, para remover os resíduos do detergente. Deixamos o espelho secar naturalmente, sem colocar toalhas de papel ou algo parecido, ou seja, deixamos a água evaporar completamente, o que vai levar pelo menos meia hora, dependendo da temperatura ambiente. O mesmo procedimento é feito no espelho secundário.

Espelho primário do telescópio de 76mm, antes da remoção do suporte. As marcas dos fungos são claramente visíveis
O procedimento citado acima funcionou perfeitamente, deixando as partes ópticas do telescópios em boas condições para o uso. Como sugestão final recomendamos lavar o espelho com álcool isopropílico, após lavá-lo na água corrente.
REFORMA DO TUBO ÓPTICO
O tubo óptico do telescópio de 76mm também necessitava uma boa reforma, visto a pintura feita anteriormente ter começado a partir e descascar. A pintura estava na cor preta, e a primeira providência foi a de lixar o tubo, com uma lixa circular acionada por uma furadeira. Primeiramente foi utilizada uma lixa número 220, mais fina, porém, depois de alguns experimentos, notamos que ela era fina demais e a tinta estava demorando muito a ser removida. A lixa foi trocada por outra, de número 80, que permitiu então a remoção das duas camadas de tinta que o tubo tinha. O tubo ficou então de cor prateada, do próprio metal usado em sua fabricação.

A ferramenta usada para lixar o tubo do telescópio:Uma furadeira convencional com um adaptador para lixa circular

O zarcão (Tetróxido de Chumbo) é um produto anticorrosivo e antioxidante, indicado para a proteção de superfícies ferrosas

São aplicadas duas demãos de Zarcão. Depois de 24 horas a secagem é concluída. O próximo passo é a pintura propriamente dita.

O tubo pintado e coberto com verniz

Buscadora Solar
28 de maio de 2015 às 10:06 am
OK OTIMO TELESCOPIO QUAL A DISTANCIA FOCAL DELE DO ESPELHO PRIMARIO PARA SECUNDARIO TAMANHO DO TUBO AGUARDO RESPOSTAS
29 de maio de 2015 às 7:36 pm
Cícero, esse telescópio tem 700 mm de distância focal e 76 mm de diâmetro do tubo. É um telescópio bem modesto e não permite grandes ampliações…
23 de outubro de 2015 às 12:39 pm
[…] links abaixo são exemplos, use o bom senso. http://www.observatorio-phoenix.org/j_tele/j_01.htm https://astronomiapg.wordpress.com/atm-2/ http://atmsrafael.blogspot.com.br/ http://www.ceamig.org.br/9_grupos/gac.htm […]
22 de novembro de 2015 às 11:45 pm
Legal, parabéns. Comprei um telescópio de segunda mão ontem, porém o espelho primário está muito manchado. Você sabe me dizer quantos fica um novo e um site onde eu possa encontrar, pois não estou achando em site algum e ou se tem como restalrar o que veio nele. Grato pela atenção.
Att. Leonardo Cunha
27 de novembro de 2015 às 1:20 am
Leonardo, o caso do seu espelho pode ser somente sujeira. Voce pode tentar limpar o espelho, usando um algodao, agua e alcool isopropilico…Na maioria das vezes sao so fungos no espelho…
22 de novembro de 2016 às 5:52 pm
Poderiam me indicar um profissional que faça a limpeza de lentes de telescópio com fungos?
15 de dezembro de 2016 às 12:11 am
Marli, geralmente o pessoal que trabalha em Ópticas poderiam lhe orientar sobre a limpeza…