A SPAA
A SPAA-Sociedade Ponta-grossense de Amadores de Astronomia foi fundada por um grupo de empresários e intelectuais ponta-grossenses em 1952, com o objetivo de estudar e divulgar a Astronomia na cidade de Ponta Grossa. Nesta seção vamos apresentar um pouco da história dessa sociedade, que pavimentou o caminho da astronomia amadora de Ponta Grossa para os futuros astrônomos amadores, assim como serviu de inspiração para muitos interessados na Astronomia. Dentre os participantes da SPAA podemos destacar Manoel Machuca,Elício E. Mezzomo, Frederico Lange, Eurico Batista Rosas, Faris Michaelis,Luiz Carlos Blanc,Waldomiro Honesko, Armando Cardoso de Aguiar e outros.
A seguir apresentamos fotos e documentos da SPAA, que obtivemos dos arquivos pertencentes a cartórios e museus da cidade de Ponta Grossa.Se algum dos internautas que nos visitam tem algum parentesco com os antigos integrantes da SPAA, cujos nomes estão mencionados acima, pedimos por favor que entrem em contato conosco, pois estamos em busca de mais informação sobre a SPAA e seus sócios, pois desejamos resgatar toda a informação e material possível sobre esta antiga sociedade astronômica.Se alguém possui fotos ou documentos relacionados com os antigos integrantes da SPAA ou que tenham sido sócios desta sociedade pedimos que entrem em contato conosco.Entrem em contato pelo email kaczmarech@hotmail.com. Você participou desta sociedade? Tem algo para nos contar? Entre em contato imediatamente conosco!
O GPAA- Grupo Ponta-grossense de Amadores de Astronomia continua na sua pesquisa histórica sobre a SPAA- Sociedade Ponta-grossense de Amadores de Astronomia, com o objetivo de reunir toda a informação possível sobre essa entidade.

Alguns integrantes da SPAA no terraço do Cine Ópera, por volta de 1963. Da esquerda para a direita, Manoel Machuca, Olavo Soares, Elício E. Mezzomo e Luiz Carlos Blanc

O mesmo terraço(visto na foto anterior)em foto mais recente(2008),no topo do edifício do Cine Ópera, onde os integrantes da SPAA se reuniam para fazer observações

Em 6 de setembro de 2012 os integrantes do GPAA visitam o terraço do Cine Ópera, que foi o primeiro “observatório” dos integrantes da SPAA, por volta dos anos 1952-58.

Osvaldo Kruk levou seu telescópio refletor D.F. Vasconcelos, do mesmo tipo que era utilizado pelos integrantes da SPAA. O GPAA agradece à Tavarnaro Imóveis que gentilmente nos permitiu visitar o local.

Foto aérea do centro de Ponta Grossa. A-Antigo Ponto Azul; B- Antigo Correios; C- Cine Ópera, no topo do qual os integrantes da SPAA estabeleceram o seu primeiro observatório astronômico improvisado.

Prédio da Rádio Clube Ponta-grossense, onde, a 6 de maio de 1974 foi realizada a reunião para a dissolução da SPAA, com a doação de todo o patrimônio à UEPG
Foi constatado um erro na citação da poesia de Olavo Bilac na charge mostrada acima.Segue a poesia completa:
Ouvir Estrelas
“Ora (direis) ouvir estrelas! Certo Perdeste o senso!” E eu vos direi, no entanto, Que, para ouvi-las muita vez desperto E abro as janelas, pálido de espanto… E conversamos toda noite, enquanto A Via Láctea, como um pálio aberto, Cintila. E, ao vir o sol, saudoso e em pranto, Inda as procuro pelo céu deserto. Direis agora: “Tresloucado amigo! Que conversas com elas? Que sentido Tem o que dizes, quando não estão contigo?” E eu vos direi: “Amai para entendê-las! Pois só quem ama pode ter ouvido Capaz de ouvir e de entender estrelas”.

Telescópio refletor de 257mm de abertura do Observatório da UEPG no bairro Boa Vista, em 1986, na época da passagem do cometa Halley

Fotos recentes(2012) das antigas instalações da SPAA, posteriormente doadas à UEPG-Universidade Estadual de Ponta Grossa

Estado atual (2014) das instalações do antigo observatório da UEPG no bairro Boa Vista. O local está desativado, e infelizmente a degradação da construção está se tornando crítica…

Rua Octaviano Macedo Ribas, no bairro Boa Vista, em Ponta Grossa, PR, aonde se
localiza o antigo observatório da UEPG

O observatório da SPAA, fotografado de outro ângulo, praticamente “engolido” pela expansão da cidade.

Foto aérea do bairro Boa Vista em Ponta Grossa, onde se localiza a antiga sede da SPAA. A flecha indica o local do observatório.

Outra foto aérea do local do observatório da UEPG, no bairro Boa Vista.O mesmo é visível na parte inferior da foto.

O observatório da UEPG no bairro Boa Vista.
A- casa do vigia; B-bloco central do observatório, com sala de reunião e cúpula; C-Mini-auditório
Integrantes da diretoria da SPAA
Estamos reunindo fotos dos integrantes desta antiga sociedade astronômica.Se você tem fotos de algum dos integrantes da primeira diretoria da SPAA e gostaria que fosse incluída aqui entre em contato conosco.

Prof. Armando Cardoso de Aguiar
Diretor Científico
Foto: Acervo Museu Campos Gerais- Coleção do Centro de Recursos Audio-Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa-Pr (CRAV-UEPG)
Atenção internautas que nos visitam, provenientes da cidade de Campinas- SP. Conforme podem observar acima, da diretoria inicial da SPAA que estamos pesquisando, falta somente a foto de Clodomir Lobo de Oliveira Lima, que era o tesoureiro da SPAA. Se você mora em Campinas e conhece alguém que possa fazer parte da família de Clodomir entre em contato urgente conosco, queremos resgatar a fotografia deste último integrante da diretoria e completar o nosso trabalho árduo de pesquisa histórica. Algumas escassas informações nós obtivemos, de que Clodomir foi funcionário de estrada de ferro em SP, por volta de 1942, e então se tornou escriturário. Não sabemos se ele é natural de Campinas. Abaixo trecho de um documento que menciona o seu nome.
Clodomir Lobo de Oliveira Lima, ocupante do cargo da classe D da carreira de Agente de Estrada de Ferro do Quadro IX — Parte Suplementar — do Ministério da Viação e Obras Públicas, para exercer o cargo da classe E da carreira de Escriturário do Quadro Permanente do Ministério da Fazenda, vago conforme consta das tabelas anexas ao decreto-lei n. 3.707, de 14 d- outubro de 1941.
24 de maio de 2013 às 2:13 am
Certo tempo , estava pesquisando sobre meu tio MODOALDO NOGUEIRA ALBUQUERQUE e encontrei em Ponta Grossa que ele foi um dos fundadores do Observatorio Astronimico ( amador) nao sabemos noticias dele faz tempo e gostaria de saber se voces poderiam ajudar-me , se ele faleceu em Ponta Grossa? grata, Rita Maria
6 de junho de 2013 às 10:56 am
Maria Rita, enviamos um email para você, entre em contato conosco para maiores detalhes…
28 de junho de 2013 às 2:24 am
Recebi seu email, fiquei surpresa em sabr que Modoaldo(tio) era Bibliotecário, pois também. Vi a foto e estou tentando enviar uma menos antiga. Seá que não há algum dos filhos destes sócios que conviveram na época com o Modoaldo? Aguardo resposta. Moro em Fortaleza-Ceará. No Facebook sou Rita Saboya
14 de abril de 2014 às 1:42 am
Gostaria de saber se vocês fizeram alguma pesquisa sobre MODOALDO NOGUEIRA ALBUQUERQUE.
14 de abril de 2014 às 6:52 am
Maria Rita, infelizmente não conseguimos mais nenhuma informação sobre o Modoaldo, pesquisamos os serviços funerários online de várias cidades na região para tentar identificar mas é muito difícil, as informações são poucas…
14 de julho de 2014 às 9:28 am
olá, gostaria de saber se o observatório ainda funciona, e se funciona, gostaria de visitar. obrigada
14 de julho de 2014 às 11:34 am
Chrystina, obrigado pelo contato. O observatório mostrado aqui foi desativado em 2002, e que pertencia à Universidade Estadual de Ponta Grossa. Foi construído um novo, no campus de Uvaranas. Você pode agendar uma visita através do site:http://www.jupiter.uepg.br/. Nós do GPAA somos amadores e não temos ligação com o observatório da UEPG.
14 de setembro de 2016 às 2:33 am
Não enviei a foto do Modoaldo , mas parece que esta que vocês tem é da mesma época das que tenho!gostaria de saber se vocês poderia saber em algum cemitério em outra cidade do Paraná, onde ele morou como LAPA, depois mando outra, grata
15 de dezembro de 2016 às 12:14 am
Olá, chegamos a pesquisar em outras cidades da região sobre o Modoaldo mas não há registro…