Radioastronomia

allenarray__spanQuando falamos em Radioastronomia, logo nos lembramos das gigantescas antenas parabólicas de radio observatórios profissionais e da NASA. Equipamentos com certeza custando milhões de dólares, acessíveis somente aos radioastrônomos profissionais. Mas o que poucos sabem é que existe o mundo da Radioastronomia amadora, feita por amadores em vários países, observando desde o centro da Via Láctea, chuvas de meteoros, tempestades magnéticas em Júpiter e até mesmo monitorando pulsares. Nesta seção vamos apresentar o que é a Radioastronomia amadora, o que pode ser feito, dentro dos limites orçamentários de um amador, e o que o GPAA já fez nesta área.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 untitled

No período de 2000 a 2004 Marcelo Kaczmarech, integrante do GPAA, organizou e construiu um radiotelescópio de meteoros. O sistema, que consistia em uma grande antena VHF, tinha por objetivo captar os sinais de tv e fm refletidos pelo “rastro” ionizado de meteoros quando de sua entrada na atmosfera terrestre. O sistema é o mais barato entre os diversos projetos de radioastronomia amadora, portanto, recomendado para quem quer gastar pouco na construção de seu primeiro radiotelescópio caseiro.

Teste do radiotelescópio de meteoros no Observatório da UEPG, em 2001

Teste do radiotelescópio de meteoros no Observatório da UEPG, em 2001

Computador recebendo os sinais captados da antena VHF

Computador recebendo os sinais captados da antena VHF

O sistema de detecção de “radiometeoros” funcionou com alguns bons resultados. O projeto foi desativado mais tarde devido à dificuldade de se obter equipamento melhor, como receptores de qualidade, computadores mais eficientes e meios de se conservar a antena, que era muito grande e muito frágil, e que se quebrava facilmente, sendo construída de finos tubos de alumínio. O princípio da detecção de radiometeoros é simples, basta entender que quando o meteoróide entra na atmosfera terrestre, ele gera um rastro de gás ionizado, que reflete os sinais de tv e fm emitidos normalmente pelas estações. O sinal refletido volta ao solo, podendo ser captado por uma antena com a proporção certa e um receptor sintonizado na frequência correta. É possível acoplar todo o sistema em um computador pessoal, de modo que, por meio de software especializado, é possível monitorar 24 horas o fluxo de meteoros na atmosfera terrestre, sobre o local de observação.

Para quem quer aprender a teoria da observação de meteoros por rádio recomendamos fortemente o site a seguir, de um radioastrônomo amador francês, que explica toda a teoria, a parte da eletrônica, antenas e dispõe até mesmo dos softwares gratuitos para serem usados na monitoração.

http://radio.meteor.free.fr/us/

Outro excelente site com extensa informação sobre a observação de meteoros por rádio é o da IMO-Organização Internacional de Meteoros. Recomendamos ao internauta utilizar o navegador Google Chrome com a função de tradução das páginas da web, de modo que poderá ler em português os tutoriais contidos nesse site.

http://www.imo.net/radio

Esquema explicativo da detecção de meteoros por rádio

Esquema explicativo da detecção de meteoros por rádio

Receptor VHF ligado a um computador pessoal para receber os sinais dos meteoros

Receptor VHF ligado a um computador pessoal para receber os sinais dos meteoros

Antena VHF de grande porte montada no telhado

Antena VHF de grande porte montada no telhado, juntamente com um “booster”

Sistema de detecção de meteoros por rádio montado no observatório astronômico da UEPG, em 2001

Sistema de detecção de meteoros por rádio montado no observatório astronômico da UEPG, em 2001

Antena VHF montada no observatório da UEPG

Antena VHF montada no observatório da UEPG

Antena VHF com um "booster" para amplificar os sinais dos meteoros

Antena VHF com um “booster” para amplificar os sinais dos meteoros

Antena VHF do sistema de monitoramento de meteoros por rádio, montada num mastro para afastá-la do teto metálico do anexo do observatório

Antena VHF do sistema de monitoramento de meteoros por rádio, montada num mastro para afastá-la do teto metálico do anexo do observatório

Antena VHF desmontada, no piso da cúpula do observatório da UEPG

Antena VHF desmontada, no piso da cúpula do observatório da UEPG

Antena VHF montada no mastro

Antena VHF montada no mastro

Star1

Anúncios

14 Comentários em “Radioastronomia”


  1. caro amigo. boa noite. coordeno um gropo de astronomia amadora aqui em cabo frio/rj, grupo esta em contato permanente com pesquisadores no brasil inteiro..seu projeto é muito interesante e gostaria de obter mais dados ,ou se possível uma planta/esquema com todas as informações e materias para construção.

    Att.

    MARCELO FERNANDES.
    marcelofernand1@hotmail.com


  2. Caro amigo, gostei muito, mas poderia melhorar utilizando 5 antenas com boosters em paralelo para reduzir o ruído e o receptor deve ter muito mosfet para ter banho e baixo ruído evitando erros, com ajuste de sinal, e estabilização no oscilador e filtros para reduzir o ruido produzido, você utilizou conversor ana/digital?

    • marcelo fernandes Says:

      Olá amigo, boa noite.
      na verdade ainda não usei nenhum equipamento,estou procurando um equipamento simples para escuta na frequencia de 1420mhz…hidrogennio…voce tem algum projeto nesse campo ?

      • Jeffrey Says:

        Sim tenho vários esquemas de conversores e receptores para esta frequência, desde muito simples até o mais complexo,utilizando componentes encontrados na internet.além de alguns desenhos de placa.alguns dos circuitos utiliza receptores antigos de parabólicas, adaptando o lnb (corneta)

      • jeffrey c g rib Says:

        Sim, tenho varios esquemas e alguns desenhos de placas impressa, você pode utilizar algum receptor antigo de parabólica e adpta-lo para receber, e abrir o lnb e adpta ou retirar componentes deles para construir um receptor, na internet existe radioamadores que fazem isso há anos,mas deve ter cuidado com os componentes pois são sensíveis a emergia eletrostática , no caso para astronomia o receptor pode ser construído com conversores ,ampllficado parametrico utilizando diodo de seletor de TV antigo para Uhf,retirando de sucatas de TV,foi publicado na internet um recptor de de satélite meteorológico, com imagens da terra ,e sofware, receptor da marca telefunken de vdd adotado para dvd.

  3. kaczmarech Says:

    Jeffrey, por questão de custos com o equipamento,nós fizemos o projeto do modo mais simples possível, faltando muitos acessórios que com certeza iriam melhorar o sinal recebido. E além disso, o projeto era totalmente experimental, sem garantias de sucesso…

  4. marcelo fernandes Says:

    poderia me mandar alum link ou ste ou página que posso ver esses projetos ?

    • jeffrey c g rib Says:

      Eu vou procurar aqui no meus arquivos de projetos e pra adiantar procure no Google, receptores de ultra hight frequência.,U,h,f,,também receptores de U,h,f, ,projetos de rádios,procurar em português e inglês, conversores para v,h,f, receptores de satélite,e também para receber o sinal,de um quasar ,vai necessitar de um circuito de integrado com baixo ruído para AM, procurar por (tda1072), tem muitos circuitos apartir dele, quanto ao receptor , pode adaptar um receptor antigo de parabólica, porque a frequência de entrada do primeiro comnversor esta entre 940 a 1300 (Mhz), e na parte de demodulacao , reenviar o sinal para um conversor AM, quanto aos componentes devem ser testados entre cada e selecionar o que possua baixo nível de ruído, mosfet ,resistores,capacitores,filtros,etc,quanto a antena para essa frequência uma parabólica fechada, melhora o ganho do sinal,pois já radioamadores que construíram antenas de sucatas, sem querer desmerece-Los!e funcionam melhor que as profissionais,antes dos rádios telescópios milionários ,foram os amadores com recptores a válvulas e funcionavam, pra hoje com componentes melhores,qualquer um pode pesquisa e o espaço, valeu.

  5. marcelo fernandes Says:

    maravilha no aguardo e muito obrigado pelo apoio e dicas…grato

    • jeffrey c g rib Says:

      Sites http://www.hobbyprojects.com, (homebrew tb circuit design ideas), (schematics heathkit),(esquemas de rádios uhf), (esquemas de radio telefunken para satelites), (circuit rf).

    • jeffrey c g rib Says:

      Para verificar se você está captando o impulso certo deve também e não de um satélite, tem o programa (orbitron),para (x,,p,e,windows 7,8,)e na linha do Equador onde fica o cinturão de Clark esta todos os satelites geoestacionarios Fonte de muitos ruídos, Sky,claro,ou e mais de 1000 outros .além dos 30 a 40 só para GPS ,frequência muito próxima do h.0k Boa sorte.

  6. jeffrey c g rib Says:

    Bom dia, procurar por (receiver 21 cm), tem kits para montagem de receptores para captar quasar. E sobre a recepção de asteroides e meteoritos , já tentou antena em V, com ângulo interno de 15 a 30 graus e comprimento de 5 a 10 o tamanho da onda , e boosters , amplificadores de linha de 30 a 40db, alimentados em série, também existe antenas beverage , e outras com mais ganhos , um abraço e feliz Natal.

  7. Jeffrey Says:

    Boa tarde,ja conseguiram montar algum circuito do homebrew rf? Ha ainda outros projetos na internet, rf project, pode tambem procurar rf desing.


  8. ola amigo eu quero montar uma radio telescopio , http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-697184663-amplificador-de-potencia-para-smu-fats-30-sky-uhf-e-vhf-_JM
    e uma antena parabolica de tv a cabo com lbn e um radio px basico, vcs possuem facebook , segue meu face https://www.facebook.com/profile.php?id=100014170508052 . abraços


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: